top of page
Buscar

Job Rotation: Aprendizado, Diversidade e Crescimento

A CET LOGISTICS acredita que uma excelente maneira de aproveitar as habilidades e competências dos profissionais internos é por meio da implementação do Job Rotation, que é uma estratégia dos gestores no desenvolvimento e capacitação dos talentos da empresa.


Com essa abordagem, os colaboradores se tornam profissionais mais completos, estando aptos a ocupar diferentes cargos, o que agrega valor ao negócio como um todo. Isso acontece enquanto eles também desenvolvem seus planos de carreira, contribuindo para valorizar a força de trabalho e alinhando as necessidades individuais com os objetivos organizacionais.


À medida que o tempo passa, a organização começa a contar com profissionais mais generalistas, mesmo sem deixarem de cumprir suas atividades especializadas. Através da passagem por diversos setores, os colaboradores adquirem uma visão ampla e aprofundada do negócio como um todo.


Entre abril e julho, duas colaboradoras do departamento de pricing tiveram a oportunidade de participar do Job Rotation promovido pela CET e estruturado pela Diretora de Planejamento Estratégico, Danielle Grandini. O programa teve duração de um mês por pessoa, durante o qual as colaboradoras puderam vivenciar as atividades de diversos setores, como expedição, coordenação de contas, armazém, transporte rodoviário, importação e exportação nos modais aéreo e marítimo. O encerramento do programa incluiu duas visitas técnicas, uma ao Terminal de Cargas da Triunfo e outra ao Aeroporto Internacional Rio Galeão.


Em entrevista, as participantes contam como foi participar do programa:


(...)Para mim, participar do Job Rotation foi muito enriquecedor, tanto para conhecer melhor a função de cada pessoa dentro da empresa, até para saber a quem recorrer quando precisar de ajuda ou insights sobre alguma questão. Tanto quanto para entender melhor o fluxo de uma operação no agenciamento de cargas, no geral. (...) Agora, pós-Job Rotation, consigo sair da teoria e entender na prática a parte operacional do processo. Isso agregou muito para o meu trabalho, porque hoje posso visualizar detalhes ou prever possíveis gargalos que antes não sabia da existência. Além de conseguir precificar os serviços com mais precisão, a passagem de bastão do Comercial para o Operacional também flui mais organicamente. (...) As visitas foram super interessantes, porque tivemos acesso a essa parte da operação que normalmente não temos. Por exemplo, poder entender o processo que a carga precisa para passar desde o momento em que ela entra no Brasil até ela ser liberada para coleta, os equipamentos que são utilizados, o tempo que é necessário, se existe alguma condição especial, que precisamos considerar quando montamos uma proposta para o cliente.(...)

- Mariana Motta , Analista de Pricing.



(...) Hoje, após aprender na prática como funcionam as etapas do processo, vejo que o Job Rotation acrescentou muito no meu dia a dia de trabalho, sinto que tenho mais clareza no desenvolvimento do processo, tenho conhecimento de muito mais informações que antes não tinha e consigo enxergar com outros olhos a necessidade de cada operação. Tenho certeza de que foi suma importância para o meu crescimento, tanto profissional, como pessoal, pois foi um período de muito aprendizado, onde pude trocar experiências e adquirir mais conhecimento. (...) As visitas foram maravilhosas! Tivemos a oportunidade de entender mais como funcionam os Terminais, desde a parte administrativa até a operacional, acompanhamos as operações acontecendo ao vivo, vimos bem de perto toda a logística e os processos de recebimento, armazenagem e liberação das cargas para as importações e exportações. (...)

- Luana Oliveira, Assistente de Pricing.



O Job Rotation é, portanto, um tipo de treinamento contínuo com direcionamento e objetivos bem específicos. Seu propósito vai além da capacitação nas habilidades que os colaboradores já possuem, uma vez que eles são colocados em novas funções e atividades, enriquecendo ainda mais suas experiências e contribuições.

Comments


bottom of page