image description

Petróleo e Gás

O petróleo é a fonte energética mais utilizada no mundo, correspondendo a 43% do total. Ele é composto por uma complexa combinação de hidrocarbonetos, sendo obtido através de depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais. Dentre os derivados do petróleo, temos a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Atualmente os países que possuem maior número de poços de petróleo, sendo considerados os maiores produtores mundiais estão localizados no Oriente Médio, EUA, Rússia, Irã, Arábia Saudita e Venezuela.

No Brasil, a atividade petrolífera começou em meados do século XIX, mas foi na década de 30 que começou a ter mais destaques. Nessa década, surgiu a tendência à nacionalização dos recursos do subsolo que culminou com a criação da Petrobras – Pretróleo Brasileiro S.A. em 1954. Desde então foram perfurados inúmeros poços de petróleo, surgindo a necessidade de importação de insumos para desenvolvimento desta atividade.

Diante deste cenário nacional, em 1999 foi criada uma política de governo de fomento a indústria deste segmento, denominada regime aduaneiro especial de exportação e de importação de bens destinados às atividades de pesquisa e de lavra das jazidas de petróleo e de gás natural - REPETRO.

A CET LOGISTICS fundada em 1996 surge para atender este novo segmento, que necessitava de especialistas aduaneiros para desenvolvimento de novos projetos. Isso fez com que a CET LOGISTICS se tornasse referência no segmento de óleo e gás, atendendo há mais de 20 anos as maiores indústrias desse setor.

segmentos-petroleogas.png
CONHEÇA NOSSOS SEGMENTOS